quinta-feira, 3 de junho de 2010

Vem aí mais um período de "Esquizofrenia Nacional"

Pois é aproxima-se mais um período de "Esquizofrenia Nacional"... não é inédito! Na realidade acontece periodicamente! Refiro-me às competições de Futebol internacionais, mais concretamente o Mundial e o Euro. Há quem diga que cada vez que há um evento importante em que a nossa Selecção de Futebol participa o "povo português" transforma-se, tornando-se mais unido, alegre e capaz de uma fé/esperança inacreditável. Eu olho para esta "metamorfose espástica" de uma outra forma: a única explicação, para mim credível, para tal transformação no nosso povo, conhecido pela sua desunião, inércia (para o que realmente importa!) e Fado triste, é que se trata de um povo esquizofrénico!!!!
A confirmação disto está em todo o nosso redor: Estamos em crise. Mas CRISE a valer! Não há dinheiro nos cofres do Governo e o resto do mundo olha de lado quando lhes pedimos uns "tustos". Os ricos estão cada vez mais ricos mas a maioria da população está endividada até à ponta dos cabelos. Com as novas medidas de austeridade estamos a perder poder de compra... mas calma!!! Vêm aí 3 semanas de loucura! E tudo se esquece... logo de seguida vêm as férias que vão prolongar um pouco mais o estado de estupor nas pessoas... "Crise?! Pois acho que ouvi qualquer coisa sobre isso... mas agora vou de férias para Brasil ou República Dominicana com os meus filhos. Pago com o Visa e depois pago durante os próximos meses.". Pensando bem até percebo... onde raio vamos nós encontrar por cá praias com areia e sol quente em Agosto?

Como português fico triste... não me percebam mal! Eu gosto de futebol e vejo os jogos como todos os outros, mas nos dias que correm, não consigo perceber a euforia. Como podemos nós estar tão empolgados ao ponto de praticamente não se falar de outra coisa... o mais engraçado é que todos queremos que Portugal ganhe o Mundial (hipótese remota, eu sei) no entanto se isso acontecer ficamos com o mesmo IVA, Taxas... os problemas continuam lá!!! Os únicos que ganharão com a eventual vitória da Selecção são os "coitados dos jogadores" com ordenados precários e por isso receberão mais de €300.000 cada um.

Revolta-me tanto apertar de cinto quando na realidade há uns quantos que usam suspensórios...

"A luta continua..."

segunda-feira, 1 de março de 2010

"Fernicoques"

Acredito que todos nós temos aquelas pequenas coisas que nos "tiram do sério", ou como diz a minha namorada "dão-nos fernicoques". Eu há várias:
  • Os "espertinhos" que vão no trânsito a passar ao lado da fila interminável de automóveis que "de repente" se lembram e se metem à nossa frente como se não fosse nada.
  • Procurar desesperadamente um lugar para estacionar no parque de um Centro Comercial (fico fulo a andar de um lado para o outro!!!!).
  • No trabalho é ter utentes que vêm com aquela mentalidade de "você está cá para me servir/eu pago por isso deve fazer aquilo que eu quero". Há de facto profissões que se regem por estas regras mas normalmente a actividade é predominantemente nocturna nalgumas ruelas da cidade...
Eu considero-me uma pessoa calma, compreensiva e mesmo bastante tolerante... mas não nestas alturas!!!!

No entanto fico "feliz" ao perceber que todos nós temos estes "traços neuróticos"...
A imagem que me invade ao escrever este "post" é o de uma linha de montagem de um qualquer fábrica de brinquedos (algures na China provavelmente) onde um funcionário, de fato macaco velho e russo ostentando o resto de una beata que insiste em não apagar, faz a triagem dos brinquedos, com movimentos mecânicos e pensamento disperso, seleccionando e pondo de parte aqueles com pequenos defeitos, que na realidade o tornam únicos e mais apreciados (pergunte a qualquer coleccionador!).

Temos de aprender a viver com os "defeitos", nossos e os dos outros... são eles que nos dão graça!!!!


"Não!!! Do outro lado..."

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Tempos dificeis...


...melhores tempos virão!!!!